Benfica com Boa Vista, Boavista Nada Bem(fica)
Lage passou o Xeque, Pavlidis fez Mate
Benfica soma 3 pontos e coloca pressão sobre rivais Sporting e Porto.
Benfica – Boavista (08/02/25) – 21ª jornada – 18 horas no Estádio da Luz, na capital portuguesa.
Arbitro: José Bessa, Porto.
Temperatura em Lisboa: 14 graus.
Assistência: 58600 espetadores
Equipas:
ONZE DO BENFICA: Samuel Soares, Leandro Santos, Tomás Araújo, Otamendi, Carreras, Aursnes, Kökçu, Bruma, Amdouni, Dahl e Belotti.
Suplentes: Trubin, António Silva, Arthur Cabral, Pavlidis, Aktürkoglu, Schjelderup, Nuno Félix, João Rego e Diogo Prioste.
ONZE DO BOAVISTA: Vaclik; Lystsov, Rodrigo Abascal e Fogning; Salvador Agra, Van Ginkel, Seba Pérez e Joel Silva; Reisinho, Moussa e Bozeník.
Suplentes: César, Ibrahima Camará, Pedro Gomes, Manuel Namora, Vukotic, Steven Vitória, Abdoulay, Gonçalo Almeida e João Barros .
Relvado em excelentes condições – 20 valores.
O Benfica vence Boavista e assume o comando da Liga com mais um ponto que os leões e sete de avanço sobre o Porto, à condição. Com mais de 58000 adeptos a puxar pelos encarnados, a faltarem 11 jornadas para o fim, 33 pontos, o campeonato está num período frenético e indómito. Um pequeno erro e é a morte do artista. Benfica tem uma vantagem teórica, uma vez que só encontra Sporting e Braga nas 33ª e 34ª jornadas, nesse momento o campeonato poderá ou não estar decidido. Se não estiver, receberá os leões na jornada 33 para em pleno estádio da luz, perante os seus adeptos, para garantir o título.
Bruma, Belloti e Dahl titulares numa “Lage” betão
Com uma onda de lesões a afetar as equipas, o clube da luz viu mais longe, que os seus adversários e fez 4 contratações, todas elas de grande qualidade. Apenas Manu não poderá jogar mais esta época por causa da lesão no joelho. Belloti, Dahl e Bruma são sérios concorrentes à titularidade em cada jogo. No Mónaco, viu-se a experiência do italiano nos finais a reter a bola, em espaços longe da baliza de Trubin. Dahl, entrou em campo e bloqueou o jogo dos monegascos, pelo lado esquerdo o Mónaco deixou de criar perigo. Apenas 21 anos, será um caso sério a jogar à frente do “Porche” Carreras. Bruma é uma seta apontada deixando em pânico qualquer defesa.
Primeira Parte
13 min. Amdouni atira ao lado. Perdulário o suíço.
18 min. Benfica carrega, Belotti atira à figura.
23 min. – Amdouni masi uma vez permite grande defesa a Vaclik.
24 min. – Amdouni ao segundo poste peito para fora.
26 min. Falta sobre Dahl, cartão amarelo para Seba Pérez.
Sentiu-se uma Bruma na Luz…
1-0 – Golo Belotti no coração da área, responde afirmativo a cruzamento de Bruma, após jogada de génio, usando a sua velocidade pela esquerda.
36 min. – Belotti atira ao ferro a passe de Amdouni. Mais uma grande oportunidade.
Um (Vac)Like, uma Pantera na Baliza
38 min. – Belotti atira para defesa do guarda-redes Vaclik.
3 min. – Bruma atira fraco defesa.
Aursnes, todo-o-terreno no relvado da Luz
42 min. – Bruma passa a Belotti, dá para Dahl que atira para grande defesa.
Festival de golos falhados na luz
44 min. – Carreras joga com Belotti, que oferece o golo a Bruma que atira ao lado do poste esquerdo.
45 min. – Falta perigosa para amarelo Reisinho. O médio axadrezado põe-se ajeito e faz falra à entrada da área.
46 min. – Livre de Amdouni que atira por cima.
Intervalo na Luz
Michel Preud’homme, 66 anos de idade, um dos melhores guarda redes da sua geração foi homenageado na luz.
3 min. – Aursnes remata fraco para defesa fácil da pantera.
4 min. – Bruma atira ao lado, grande oportunidade encarnada.
Boavista sem Rei(sinho) nem Roque
6 min. – Expulsão de Reisinho por falta grosseira sobre Kökçu vermelho.
Pavlidis faz Mate no Jogo
2- 0 – 70 min. – Pavlidis faz cheque mate na Luz. O ponta de lança atira fácil para o fundo da baliza.
3-0 – 77 min. – Dahl é agarrado por Salvador Agra na área axadrezada. Pênalti indiscutível marcado por José Bessa. Kokçu atira para o lado o lado esquerdo, batendo Vaclik.
Final da partida na Luz. 3-0 permite ao Benfica assumir o comando da Liga, de forma provisória com 53 pontos.
Jogo de Bessa… na Luz
Arbitro: José Bessa do Porto fez excelente arbitragem. 17 valores. Uma arbitragem isenta de erros, sendo auxiliado pelo VAR na expulsão de Reisinho, por falta grosseira sobre Kokçu, possivelmente por estar a seguir a jogada perigosa de Belotti que rematou para grande defesa de Vaclic. Tem uma qualidade enorme, deixa jogar, não apita a tudo, sabe definir quando os jogadores tentam simular faltas.
Belo(tti) Golo, Grande Jogador
Melhor em Campo: Belotti. 15 valores. O jogador transalpino mostrou neste jogo que é um jogador valioso, para esta altura da época. Para além de goleador, Belotti sabe estar em campo, ocupar espaços, reter a bola, pressiona a defesa contrária, ajuda os médios a equilibrar-se em campo. Algo que, Arthur Cabral não consegue fazer. O avançado marcou o primeiro golo, teve mais 3 oportunidades que fez brilhar o guarda-redes axadrezado. Numa delas, Vaclic defende com o ombro, parecia um guarda-redes de andebol. Não tem uma nota maior, porque foi perdulário.
Laje faz Xeque-Mate
Bruno Laje – 18 valores. O treinador encarnado está rapidamente a aprender com os erros. No jogo com o Santa Clara demorou a mexer, mas somou os 3 pontos. Neste jogo, controlou estrategicamente o adversário, frágil, uma pantera domesticada, com poucos argumentos para se bater com a equipa da luz. Nos 15 minutos finais da primeira parte, o Benfica teve um festival de golos falhados, quer pelo poste, pelo guarda-redes, pela ineficiência dos avançados da luz. Bruno Laje fez xeque-Mate nas aspirações axadrezadas.
Vidigal deu o Lit(r)o mas Equipa Secou
Lito Vidigal – 10 valores. O experiente treinador boavisteiro com pouco tempo de trabalho, dificilmente poderia fazer melhor. Quando o Benfica acelerou após o 1º golo encarnado, os seus jogadores sofreram uma avalanche de ataques, que por diversas razões, conseguiu ver a sua equipa a ir para intervalo com a margem mínima.
RMO
Deixe o seu comentário