Benfica 2 – Gil Vicente 1
Benfica Vence com Exibição Pouco (Con)Vi(n)cente
Gil Vicente com um Grande Galo
Benfica a 1 ponto da liderança
O Benfica aproxima-te do primeiro lugar ocupado pelo F. C. Porto, reduzindo provisoriamente para 1 ponto a distância para os dragões. Em pleno estádio da Luz, com 57351 adeptos a vibrar, o Benfica ganhou o jogo aproximando-se do poleiro com um jogo pouco conseguido. Um jogo com cariz complicado devido aos últimos desaires caseiros, o Benfica perdeu 4 pontos para a Liga, com 2 empates diante do Santa Clara e o Rio Ave, duas equipas muito frágeis no panorama da Liga. A turma encarnada entrou mal no jogo, com a equipa minhota a dominar. César Peixoto pensou que o Benfica estava fragilizado e tentou entrar na luz a mandar no jogo. Só que José Mourinho tinha outros planos e mandou carregar de uma forma pouco (com)vi(n)cente, prevalecendo a estratégia de César Peixoto. A última vez que César Peixoto esteve na luz foi a 8 de fevereiro de 2025, quase há nove meses, num jogo em que o Benfica ganhou ao Moreirense por 3-2, mas acabou encostado às cordas. Para piorar a situação perdeu Bah e Manu em 2 minutos, aos 34 e 35 minutos da primeira parte, no mesmo local do campo.
Benfica – Gil Vicente (26/09/25) – 7ª jornada -20h15 horas no Estádio da Luz
Árbitro: João Gonçalves
Assistentes: Pedro Ribeiro e João Bessa Silva
4.º árbitro: José Rodrigues
VAR: João Malheiro Pinto
AVAR: Diogo Pereira
Temperatura em Lisboa: 20 graus.
Assistência: 57351 espetadores

Enzo Barrenechea foi o grande ausente deste jogo, a cumprir 1 jogo de castigo após ter visto 5 amarelos nos 6 jogos disputados na liga. Assim, Aursnes recuou para a posição 6 com Rios e Sudakov a preencher o miolo, um trio de combate, mas com o perfume do ucraniano. Na frente a grande novidade para o ex-Sevilha Lukebakio à direita, Schjelderup em baixo de forma à esquerda, na frente o grego Pavlidis. Uma equipa com alterações, mas muito macia.
11 DO BENFICA: Trubin; Dedic, Otamendi, António Silva e Dahl; Richard Ríos, Aursnes; Lukebakio, Sudakov, Schjelderup; Pavlidis (4x3x3).
Suplentes: Samuel Soares, Franjo Ivanovic, Leandro Barreiro, Prestianni, Henrique Araújo, Tomás Araújo, João Veloso, Gonçalo Moreira e João Rego (4x3x3).
11 DO GIL VICENTE: Andrew; Zé Carlos, Buatu, Marvin e N’ Clomande Konan; Facundo Cáseres e Santi García; Murilo Costa, Luís Esteves e Agustín Morales; Pablo Felipe.
Suplentes: Dani Figueira, Joelson Fernandes, Sergio Lillo, Hevertton Santos, Martin Benitez, Jonathan Mutombo, Antonio Espigares e Gonçalo Maia
Relvado em excelentes condições.
Primeira Parte
Benfica nada (Á)Gil Quase deita tudo a perder
0´ Início do jogo na luz intenso perante um grande galo de Barcelos. Gil Vicente perigoso. A bola queima nos pés dos jogadores encarnados. José Mourinho deve ter pensado, onde me vim meter. A equipa está intranquila, jogava mais com Bruno Laje. Dá a sensação de que as alterações de Mourinho não estão a fazer efeito no futebol do Benfica.
Golo do Gil Vicente 0-1 11´min – golo do Gil Vicente por Luís esteves. Livre marcado para o lado direito de Trubin, mal batido. Mal posicionado, a bola entrou pelo lado que ele tem de cobrir.
Golo do Benfica 1-1 18´ Pavlidis. Viu-se grego, mas fez o empate na luz.
Golo do Benfica 2-1- 25´Pavlidis de Grande Penalidade. Penalty indiscutível sobre Lukebakio, com o grego a bater para o meio da baliza com Andrew a viajar para o seu lado esquerdo.
45´Final da primeira termina com um livre na esquerda do Gil. A equipa visitante vai para o intervalo a perder, mas deu luta.
Lukebakio quando tiver pilhas Durracell vai fazer estragos. Foi claramente o melhor da primeira parte na luz, mesmo com Pavlidis a bisar no encontro. Mais de 90% dos ataques encarnados tiveram o disparo do pistoleiro Lucky Luke(Bakio). Contudo, o que dá em termos defensivos é pouco, para uma equipa que está sobre brasas, a começar por um meio-campo fráGil.
Pelo Rio(s) abaixo
Rios mal posicionado, desequilibra a equipa. O médio colombiano já mostrou que é um excelente reforço, mas quer estar em todo o lado, desequilibra a equipa quando tenta só pressionar o adversário. Ríos pode ser uma mais-valia se não correr tanto, mas por mais paradoxal que pareça, tem de correr menos, mas melhor. O Benfica a ganhar ao intervalo, mas não convence, não amassa a jogar em casa.
Segunda Parte

Vira do Minho e Toca o Mesmo, (Frá)Gil Benfica
45´Início da segunda parte com o Gil Vicente a carregar. Pablo marca, mas em fora de jogo. O VAR anulou um golo que o fiscal de linha mandou seguir. Por 6 centímetros o avançado estava deslocado.
68´ Sai Lukebakio. As pinhas duraram 2 terços do jogo. Um jogador fabuloso. Em termos de ataque o Benfica ficou por aqui com a saída do belga.
90´ Fim do Jogo Benfica 2 – Gil Vicente 1
Gil(lette), o Melhor para o Benfica
Lucky Luke(Bakio), o futebolista que dispara mais rápido que a sua própria sombra. O melhor em campo enquanto durou. Depois de Tintim e de Asterix, Lucky Luke é a série mais popular e a mais vendida entre o género na Europa. O cowboy que dispara mais rápido do que a própria sombra, enfrenta em todas as suas aventuras o crime e a injustiça. Um verdadeiro super-herói.
Melhor em Campo: Lukebakio – 18 valores. Lukebakio Joga e faz jogar. Simples, joga ao primeiro passe, não é um jogador para ficar muito tempo com bola. Recebe e arranja maneira de entregar com qualidade. Um verdeiro super-herói hoje na luz.
Arbitro: João Gonçalves – 9 valores. Um árbitro com pouca classe. Neste jogo complicou o que era simples. Bem na grande penalidade. Demorou, no entanto, muito tempo a marcar algo que parece indiscutível. Lamentável. Num jogo que parecia simples de dirigir, complicou para os lados dos encarnados. O erro grosseiro quando não viu um pisão no Calcanhar de Aquiles/Gémeos a António Silva, inocente, queixou-se da falta, mas manteve-se em pé, confundindo o árbitro, no lance que antecede o golo do Gil Vicente. Inaceitável, o VAR não o ter chamado.
VAR: João Malheiro Pinto – 10 valores. Erro grosseiro no golo do Gil, com a falta sobre António Silva. Tem de intervir neste lance.
José Mourinho – 15 valores. No primeiro minuto sofreu, volvidos alguns minutos, viu a sua equipa sofrer o primeiro golo. Reação do Special One. Bateu palmas à equipa. Deu confiança, embora por dentro deveria estar preocupado. A sua equipa desposicionada, muitas arritmias, pouca consistência, não dava confiança. Até que Pavlidis e Lukebakio funcionaram como uma aspirina. Acalmaram o jogo e com bola agrediram o Gil Vicente. Esteve bem quando colocou Tomás Araújo e Barreiro, bloqueando o futebol gilista. Mourinho necessita de encontrar rápido o sem modelo de jogo, não chega referir que equipa está cansada e fazer bons disgnósticos no final do jogo. Tem jogadores no banco como Obrador, Tomás Araújo ou Leandro Barreiro que podem ser titulares, fazendo descansar Rios e companhia. Se for necessário terá de jogar de uma forma mais pausada e segura.
César Peixoto – 14 valores – Jogar na luz não é para todos. Jogar desinibido é só para alguns. Uma equipa que sabe trocar a bola e atacar o adversário, mesmo sendo o Benfica. Na primeira parte, importunou os encarnados, levando a que a equipa fosse a espaços assobiada pelos adeptos, mérito para César Peixoto. Não levou pontos para Barcelos, mas ficou a convicção que o Gil não vai descanso nesta Liga.
Deixe o seu comentário