O Congresso de Matemática, Teve Magia! em 2025
O Grande Porto foi palco do I Congresso Nacional Matemática tem Magia! que comemorou o Dia Internacional da Matemática que foi instituído pela Unesco em 2020, para evidenciar a importância da alma mater das ciências. Educar a população em geral para aprender matemática, para a usar de forma correta é o caminho para uma sociedade equilibrada. Com uma planificação cuidada, este evento contou com 3 sessões fora do comum.
Pelas 09h10, o matemático Carlos Marinho, responsável pelo evento realizou a Palestra “Matemática Tem Magia!”. Uma sessão onde a matemática foi explicada de uma forma simples, em contexto da vida real, onde a interação com a plateia foi uma solução possível e determinada em cada momento. Bolas de malabarismos, cliques, cartão de cidadão, número de contribuinte, cartas, histórias, notas, moedas, fios, telemóveis, água, copos e materiais afins, tudo serviu para explicar a importância da matemática.
Depois às 10h10, surgiu “Magia Tem Matemática!” com Daniel Guedes, Mágico Profissional e Licenciado em Matemática na FCUP mostrou que a magia tem muita matemática. Truques, magias, diversão e… matemática.
Finalmente pelas 11h00 foi a vez do debate “Qual é a Magia da Matemática?” com o Professor Carlos Marinho (Moderador), Professor Paulo Morais (Matemático, Político e Professor Universitário da UP), Alberto Rocha (Psicólogo e Presidente da ANEIS) e Daniel Guedes (Mágico). Uma conversa sobre a importância da matemática. Tem ou não magia esta ciência que molda o planeta e equilibra as sociedades?
Algo comum aconteceu nesta manhã, foi divertida, com muita ciência, matemática, educação. Quem perdeu este evento, não ganhou uma série de coisas.
O Dr. Daniel Guedes falou à nossa reportagem referindo que após ter tirado a licenciatura na FCUP, foi trabalhar em empresas, mas em determinado momento da sua vida decidiu dedicar-se a 100% à magia. Estou muito feliz por participar neste congresso a fazer o que gosto, a magia. Acredito que os professores e alunos que estiveram aqui hoje podem arranjar motivações extra para se dedicarem mais à matemática.
O Professor Alberto Rocha, psicólogo e Presidente da ANEIS referiu que a psicologia tem uma importância decisiva na deteção de jovens talentos para a matemática. Arranjarmos currículos adaptados a estes alunos que querem mais. Se nada fizermos para arranjar soluções e estratégias para os motivar, podemos ter problemas com estes alunos.
O Professor Paulo Morais referiu que este congresso foi excelente, muito bem organizado e, sobretudo muito participado, com todas as intervenções a serem todas ótimas. A adesão quer de professores e de alunos foi perfeita. Falou-se aqui das políticas da matemática, da importância da matemática, conseguiu-se fazer aqui com a matemática algo, que normalmente com esta disciplina não é tarefa fácil, ser uma festa.
Por seu lado, o Professor Carlos Marinho referiu que o único problema que os participantes poderiam ter ao estarem presentes, seria chegar a casa e doer um pouco os maxilares de tanto rir, de resto foram só vantagens. Celebrar este dia é quase uma obrigação e, fazê-lo com esta qualidade é motivo de orgulho para todos, uma vez que, quem esteve presente, não mais o irá esquecer, pelas dinâmicas divertidas que foram desenvolvidas. Adiantou ainda, no final do congresso, “se gostaram falem aos vossos amigos, se não gostaram falem aos vossos inimigos”. Conforme confirmamos, este Congresso “Matemática Tem Magia! tem já novo local, que pode passar pela Madeira ou Açores no próximo ano.
Este I Congresso Matemática Tem Magia! foi mesmo mágico. Como dizia Walt Disney, “prefiro ensinar as pessoas na esperança de que aprendam, do que divertir as pessoas na esperança que aprendam”.
Deixe o seu comentário