PORTUGAL vs ALEMANHA

Amachucados pelos resultados recentes, não resta aos alemães outra solução se não caírem em vagas sobre os portugueses que terão de responder a golpes de navalha.

Euro2020. Portugal quer entrar a vencer frente à Alemanha.

 

A Rádio Matosinhos Online transmite em simultâneo com a Rádio Renascença, o relato integral e direto do jogo Portugal vs Alemanha do Europeu 2020- hoje a partir das 17h00. “Hora de Lisboa.”

 

Com a moderação na RMO, do jornalista, José Campinho.…

MUNIQUE – É uma Alemanha profundamente ferida no seu orgulho que vamos defrontar, hoje à tarde, na Arena de Munique. A derrota frente à França por 0-1, na última terça-feira não surpreendeu ninguém.

Vendo bem, a Mannshaft, tem andado a fazer figuras deprimentes, seja em jogos oficiais, como aqueles 0-6 perante a Espanha para a Liga das Nações, ou o desaire por 1-2, em casa, frente à Macedónia do Norte, para o apuramento do Mundial, acrescentando que nos encontros de preparação para este Euro-2020 derreteu a Letónia por 7-1, mas não foi além de 1-1 face à Dinamarca.

Nunca gostei de fazer análises a jogos através da televisão, caixinha que nos oferece muitos pormenores, mas vive fixada na bola e não nos revela os movimentos dos jogadores que ou não estão com ela nos pés ou não estão a lutar por ela.

Infelizmente, este Europeu da maldição, a exigir testes de dez em dez minutos sob o risco de nos barrarem entrada não apenas em países como até em restaurantes, não me permite fazer o trabalho que gosto de ir, no intervalo dos jogos de Portugal, observar outras equipas.

Pelo que entrevi no Alemanha-França, acresce dizer que a velha e rija seleção teutónica, dada a cargas de Cavalaria das Valquírias, é hoje uma amálgama de gente jovem com gente experiente, mas que está longe, muito longe, de formar uma equipa.

Os erros defensivos são constantes, o meio-campo é macio como nunca vi numa seleção alemã, a falta de qualidade em alguns setores, sobretudo o ataque onde boiam, como se num caldo morno de couves-roxas jogadores como Havertz (depois Timo Werner) – dois moços para os quais a baliza parece não existir –, Gnabry (no centro do ataque, fora do seu lugar), ou Leroy Sané, que entrou já na fase do desespero.

Já a defesa é rija como cornos de gado gelbvieh, daquele tão exportado para todo o mundo.

Sabe-se que Joachim Low não irá continuar no comando da equipa após o Euro, e a forma como teve de se haver com o esbracejar irritado dos suplentes que fez entrar (especialmente Sané) pode anunciar que os jogadores já não perdem muito tempo a respeitar as suas ideias.

Ideias, aliás, que não abundam. O futebol dos alemães é teimosamente repetitivo e não revela imaginação para contornar defesas de forte capacidade física como a francesa. Claro que, frente a Portugal, essa diferença se esfuma, tendo em conta que os nossos laterais não são nenhuns abana-pinheiros, motivo porque não ficaria admirado se Danilo e William Carvalho voltassem a compor o duo de trincos de forma a fazer crescer a equipa mais uns centímetros.

Com o exército alemão a cair sobre nós desde o primeiro minuto, teremos de saber sofrer e ter a inteligência de derrubar a sua força com golpes de navalha, à moda de um marinheiro do Cais do Sodré.

É preciso um Portugal malandro, afadistado, sem grandes escrúpulos? Pois é. Saltar para lá do bloco que os alemães irão empurrar até à entrada da nossa área com a vontade incontrolável que é fruto do orgulho milenar dos nibelungos… Neste caso nibelungos gigantes e não anões.

Árbitro

O árbitro inglês Anthony Taylor foi nomeado para dirigir o jogo Portugal-Alemanha, no sábado, em Munique, da segunda jornada do Grupo F do Euro2020 de futebol, anunciou a UEFA, no sítio oficial na Internet.

No sábado, em Munique, Anthony Taylor vai ser auxiliado por Gary Beswick e Adam Nunn, sendo o quarto árbitro o sérvio Srdjan Jovanović. O videoárbitro (VAR) nomeado é o inglês Stuart Attwell.

Portugal e Alemanha jogam este sábado, a partir das 17h00 (hora de Lisboa), no estádio Allianz Arena, em Munique, em jogo da segunda jornada do Grupo F do Euro2020.

Na primeira ronda, a seleção nacional venceu por 3-0 a Hungria, em Budapeste, e soma três pontos no Grupo F, os mesmos da França, que venceu os alemães por 1-0, em Munique.