Ser o último a entrar em campo, pode ser uma «faca de dois gumes».

 A Rádio Matosinhos Online transmite em simultâneo com a Rádio Renascença, o relato integral e direto do jogo Sporting x Nacional a contar para 30ª jornada e última jornada da Liga Nos, este sábado a partir das 20:30 horas.

Com a moderação na RMO, do radialista, José Campinho.… …

 Em caso de derrota dos concorrentes, quem joga mais tarde entra menos pressionado, mas quando é ao contrário a obrigação de vencer aumenta ainda mais.

Sporting e Nacional estão numa fase em que é obrigatório fazer pontos, embora falemos aqui de duas equipas verdadeiramente em polos opostos do campeonato.

Se fizermos uma comparação com uma corrida de ciclismo, o Sporting é o líder e quer conservar a vantagem de seis pontos para o sprint final, de forma a não vacilar na reta da meta e vencer um Tour que não conquista há 19 anos.

Do outro lado, o Nacional está no fundo da corrida e tem como objetivo não ficar em último, penúltimo e se possível antepenúltimo, para evitar uma corrida a dois que pode cair para qualquer lado.

Rúben Amorim está de regresso ao banco de suplentes.

Claro que nesta corrida a equipa de Rúben Amorim está com outro fôlego, especialmente depois da difícil vitória em Braga e do empate do FC Porto em Moreira de Cónegos.

No entanto, os dragões já venceram e para manter distâncias a formação leonina tem de fazer melhor do que nas últimas duas partidas em Alvalade, ambas com empates inesperados.

Antes de um duelo entre os principais rivais neste Tour, os leões sabem da importância deste jogo, não só para a formação verde e branca como para a madeirense.

Depois de 10 derrotas consecutivas, o Nacional da Madeira venceu o Vitória SC e voltou a respirar ao ver alguns adversários ao virar a curva.

Tal como os leões, os madeirenses também vão entrar em campo a saber os resultados de alguns concorrentes (o Marítimo já ganhou, o Famalicão perdeu), mas esses resultados têm menos relevância para a equipa de Manuel Machado, que precisa de pontos com urgência para continuar a sonhar com a manutenção, com apenas cinco jornadas para jogar.

Numa altura em que as forças começam a faltar, Sporting e Nacional correm em pontas diferentes deste Tour, mas não têm grande margem para parar e descansar.

Árbitros:

Manuel Oliveira

Assistentes:

Pedro Ribeiro e Tiago Leandro

4.º árbitro: Bruno Rebocho

VAR: Luís Ferreira

AVAR: Bruno Rodrigues