16ª Meia-Maratona do Porto 2023

A 16ª Meia-Maratona do Porto realizada pela Run Porto foi para a estrada no dia 17 de setembro de 2023. Mais de oito mil participantes saíram da linha de partida pelas 9 horas da manhã no conjunto de duas provas, a meia-maratona e os 5 quilómetros desfilando pelas duas margens do rio douro, Porto e Vila Nova de Gaia.

Prova Masculina

O queniano Antony Kimtai com o tempo de 1 hora 1 minuto e 39 segundos venceu em masculinos a meia-maratona do Porto 2023. O atleta africano foi o mais rápido na corrida masculina a cortar a fita de chegada com os seus compatriotas Mike Kiptum Boit, segundo classificado, a três segundos, e Barnaba Kipkoech, a 15 segundos. Fábio Oliveira foi o melhor português com  o tempo de 1h16´53´´, deixando José Sousa a 21 segundos e Daniel Pinheiro a 1 minuto 03.

Prova Feminina

A etíope Enatnesh Alamrew Tirusew (Feminino) venceu a 16.ª Meia Maratona do Porto no setor feminino. Passou a meta com o tempo de 1:07.13 horas, estabelecendo um novo recorde da prova, mesmo num dia em que a chuva marcou presença ao longo de todo o trajeto. Segundo lugar para a queniana Nancy Chepleting a 2´31´´ minutos da vencedora, enquanto Tigist Gashaw, do Bahrain, completou o pódio, a 2´52´´ da primeira. No domínio luso, Dulce Félix foi a portuguesa mais bem classificada, terminando com o tempo de 1h15´59´´, deixando Susana Santos a mais de 1minuto e Sara Duarte a 2´22´´.

Bela Prova

A Meia Maratona do Porto foi realizada à chuva. A acompanhar este mar de gente, uma persistente chuva que não deixava de cair em abundância. A partir dos 2 quilómetros até aos sete, choveu copiosamente, só parando ali próximo da ribeira. Um verdadeiro teste aos verdadeiros campeões. Foram 21 quilómetros em grande ritmo, com milhares de pessoas a passar a ponte de D. Luís, para o lado de Vila Nova de Gaia. Depois, começou-se a descer a marginal de Gaia, percorrendo alguns quilómetros, lado a lado com o Rio de Douro, espaço lindíssimo com as suas águas, onde a espaços reluziam os raios de sol, com os barcos a passar, como a acenar para os esforçados atletas que percorriam, galgavam, se ligavam aos diferentes pisos, paralelo, alcatrão, mas sempre com o objetivo de chegar à frente. Os atletas de elite, esses, arrancaram rapidamente para a vitória, para a meta, a mesma da partida, mas com a chegada em sentido contrário à da partida. Ver o esforço em cada face, cada gesto, cada pulsação de milhares de pessoas presentes, que deram o seu melhor em prol da melhor participação foi aliciante. Em plena margem em Gaia houve o retorno percorrendo de novo a magnífica marginal com muito público a presenciar a prova, muitos estrangeiros a vivenciar um conteúdo genuíno made in Portugal, a meia-maratona do Porto, numa 23ª edição que fica para a história uma vez que se bateu um recorde feminino.

Terminaram a meia Maratona do Porto 4438 atletas, sabendo que estavam inscritas mais de 8000 pessoas nas duas provas, Meia-Maratona e os 5 quilómetros.

Ímpar Running Team, uma história dentro da história da prova

A Rádio Matosinhos Online cobriu este evento. Esteve atento ao esforço dos milhares de atletas que de uma forma abnegada cumpriu os seus objetivos. A equipa Ímpar Running Team com o seu líder Herculano Cardoso esteve presente e, melhor dos que as classificações foi o papel social que desempenhou mais uma vez numa prova de atletismo, onde os atletas Joaquim Machado, ex-atleta paraolímpico invisual, conclui a prova em 1 hora 56 minutos e 54 segundos e António Jamba em cadeiras de rodas terminou em 2 horas 20 minutos  e 20 segundos. Curiosidade para o atleta de Santo Tirso, Joaquim Machado que teve 3 guias ao longo da corrida. Renato Marques, Fernando Rocha e Carlos Marinho, o conhecido professor de Matemática que fez o último circuito da prova, cortando a meta aos 21 quilómetros. De salientar a boa forma de Joaquim Machado, que ia estourando os seus três guias que ao longo do percurso teve ainda tempo de contar uma boa piada. Perguntou ao professor qual era a cidade da europa com tantas pontes como a cidade do Porto. A resposta do professor foi… será Mirandela??? Não, a cidade de Vila Nova de Gaia, o outro lado. Para este 3 guias foi mais uma vez uma experiência única, uma vez que Joaquim Machado dos quatro era o que corria mais.

Destaque Olímpico

De registar a presença de ex-atletas olímpicos neste evento, António Pinto, Fernanda Ribeiro e Paulo Catarino que registamos uma foto ao lado do professor Carlos Marinho. Amigos de escola e infância encontraram-se nesta prova.

Maratona do Porto 2023

No dia 5 de novembro de 2023 pelas 8 horas da manhã decorre a Maratona do Porto 2023. A Rádio Matosinhos Online vai marcar presença mais uma vez na cobertura deste grande evento.

18.09.2023