Agrupamento de Escolas de Matosinhos Promove a Democracia no Estabelecimento Prisional de Custóias
O Estabelecimento Prisional de Custóias foi palco do Seminário de Educação “50 Anos de Democracia que Prendem a Liberdade!” com a organização do Agrupamento de Escolas de Matosinhos através do Professor Carlos Marinho, sob coordenação da Professora Elisabete Lourenço, com a presença da Doutora Ana Maria Costa, Diretora Adjunta do EP e, com a colaboração da Escola Secundária Gonçalves Zarco, sob coordenação da Professora Adelaide Silva. Este evento realizou-se para uma plateia de cerca de 100 pessoas, onde pontificavam professores, guardas prisionais, reclusos e restante comunidade. O músico brasileiro Gabriel Pensador refere que “nada do que eu conheço paga o preço de viver sem liberdade”.
Este seminário foi constituído por Carlos Marinho, Professor de Matemática, Paulo Morais, professor universitário, candidato a Presidente da República em 2016 e ex-Vice Presidente da Câmara Municipal do Porto e Rui Licínio, ex-Árbitro de futebol FIFA, conotado como um dos melhores da área da arbitragem.
Num espaço inusitado, a Igreja do EP de Custóias, os temas, liberdade, 25 de abril, corrupção, integridade, transparência foram dirimidos pelos três palestrantes, sob a presença sempre atenta de uma plateia maioritariamente de reclusos, mais de 120, que no final brindaram os convidados com diversas perguntas pertinentes no qual foram respondidas em tempo real sobre os temas debatidos.
A escola é a base da sociedade. Realizar este tipo de eventos em prisões permite humanizar, espaços fechados, complexos por natureza, mas que podem transmitir esperança no futuro. Caso para frasear o historiador francês Jaen Victor Duruy “quem abre uma escola fecha uma prisão”.
Deixe o seu comentário