Agrupamento de Escolas de Matosinhos Promove a Democracia no Estabelecimento Prisional de Custóias
O Estabelecimento Prisional de Custóias foi palco do Seminário de Educação “50 Anos de Democracia que Prendem a Liberdade!” com a organização do Agrupamento de Escolas de Matosinhos através do Professor Carlos Marinho, sob coordenação da Professora Elisabete Lourenço, com a presença da Doutora Ana Maria Costa, Diretora Adjunta do EP e, com a colaboração da Escola Secundária Gonçalves Zarco, sob coordenação da Professora Adelaide Silva. Este evento realizou-se para uma plateia de cerca de 100 pessoas, onde pontificavam professores, guardas prisionais, reclusos e restante comunidade. O músico brasileiro Gabriel Pensador refere que “nada do que eu conheço paga o preço de viver sem liberdade”.
Este seminário foi constituído por Carlos Marinho, Professor de Matemática, Paulo Morais, professor universitário, candidato a Presidente da República em 2016 e ex-Vice Presidente da Câmara Municipal do Porto e Rui Licínio, ex-Árbitro de futebol FIFA, conotado como um dos melhores da área da arbitragem.
Num espaço inusitado, a Igreja do EP de Custóias, os temas, liberdade, 25 de abril, foram dirimidos pelos três palestrantes, sob a presença sempre atenta de uma plateia maioritariamente de reclusos, que no final brindaram os convidados com diversas perguntas pertinentes no qual foram respondidas em tempo real.
A escola é a base da sociedade. Realizar este tipo de eventos em prisões permite humanizar, espaços fechados, complexos por natureza, mas que podem transmitir esperança no futuro. Caso para frasear o historiador francês Jaen Victor Duruy “quem abre uma escola fecha uma prisão”.
Deixe o seu comentário