“CLARAMENTE FALANDO” na Rádio Matosinhos Online, com Adelino Costa na noite de segunda-feira, 18 out. das 21:00 às 22:30 horas.
Convidados: Carlos Marinho; Jorge Duarte e Afonso Marinho – segunda parte, com mais 90`minutos.
“Só Me Arranjas Problemas!”
“Só Me Arranjas Problemas!”, novo livro “Gourmet” de matemática
Um novo livro de matemática e de educação “Só Me Arranjas Problemas!” foi apresentado no passado dia 18 de setembro pelas 15 horas no auditório principal da Junta de Freguesia da Senhora da Hora, em Matosinhos.
Esta obra tem autoria de quatro autores de áreas diferentes; Carlos Marinho, professor de matemática; Adília Gomes, professora de matemática; Jorge Duarte, designer e Afonso Marinho, licenciando de matemática escreveram esta obra que vai ao coração da alma mater das ciências.
A apresentação ficou a cargo de uma reconhecida figura pública, do Árbitro FIFA, Rui Licínio, que para além de ser um dos melhores árbitros assistentes do mundo, está presente sempre que pode nas palestras matemáticas levadas a cabo pelo professor Carlos Marinho.
“Só Me Arranjas Problemas!” é um livro de problemas de matemática que abrande outras ciências.
Nasceu em Matosinhos, terra de horizonte e mar, ou melhor, o seu título surgiu numa das ruas da bela cidade da Senhora da Hora, numa caminhada até ao Norte Shopping.
Após uma conversa normal entre dois dos autores, com um deles a pedir um favor ao outro, recebeu como resposta imediata: “Só me Arranjas Problemas!”. E assim, nasceu o título deste projeto.
“Só Me Arranjas Problemas!” segue o pensamento do matemático norte-americano Paul Halmos quando em 1980 defendeu que “os problemas são o coração da matemática”.
Esta obra é um produto que tem problemas, histórias, lendas, narrativas, relatos que foram sendo investigados ao longo do tempo com uma escrita simples.
Não é só um livro de problemas matemáticos, é acima de tudo um conjunto de ideias onde a matemática tem a sua aplicação problematizada.
Um dia um aluno perguntou ao professor de matemática José Morgado, na mítica Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, junto aos leões, na década de 80, em pleno departamento de matemática: “Professor, qual é a diferença entre a matemática pura e a matemática aplicada?”.
A resposta foi: “Toda a matemática é pura até ser aplicada!”. É uma obra para todos os que gostam de ler de uma forma tranquila e de agarrar o conhecimento para depois o desconstruir, porque como disse Alberto Caeiro “o essencial é saber… isso exige um estudo profundo, uma aprendizagem de desaprender!”.
“Só me Arranjas Problemas!” é um livro de matemática “gourmet”, onde tudo o que está escrito deve ser saboreado lentamente, vai ao coração da ciência e da matemática através de uma seleção de problemas sem problemas.
Pode ser uma pequena chave que abra a porta a algum conhecimento. O frade e matemático Roger Bacon, no século XII, na altura já referia com toda a propriedade “a matemática é a porta e a chave de todas as ciências”.
A importância, a utilidade e, acima de tudo a aplicabilidade da matemática nas nossas vidas são uma realidade! E como para muitos a matemática é invisível, torná-la observável e percetível também é uma das obrigações deste livro.
É caso para com a ida para o mercado de “Só Me Arranjas Problemas!”, problema resolvido com uma bela solução!