Dia Internacional da Aviação Civil 2023 e a Matemática
Um Voo em Primeira Classe…
7 de dezembro de 2023 no Colégio de Camões, Porto

Início da viagem…
O mundo da aviação é fascinante. O da matemática também. Ligar estes dois mundos pode fazer-nos voar e sonhar. Numa semana marcada pelos piores resultados do PISA a matemática e pela escolha do novo aeroporto em Lisboa, comemorar o Dia Internacional da Aviação Civil ajudou-nos a elevar o nosso conhecimento, voando de forma segura ao longo de 75 minutos em primeira classe…
Algumas questões respondidas nesta palestra foram:

A profissão de piloto é exigente porque…
Qual é o transporte mais seguro do planeta para viajar? O avião porque…
Qual é o transporte mais económico do planeta para viajar? O avião porque…
O ano de 2022 recupera o número de voos de 2019 pré-pandemia.
2017 foi o ano com acidentes zero em voos comerciais.
Em 2018 viajaram 4,36 mil milhões de passageiros, 55% da população mundial. Mais de meio planeta viajou de avião.
25 de julho de 2019 ficou na história da aviação com 230 mil voos com mais de 30 milhões de passageiros.
Pior ano da aviação. 2020 com 1,8 mil milhões de passageiros (4,5 mil milhões em 2019). Perda de 60%.

Usando o cálculo simples, geometria básica, trigonometria, números complexos, quaterniões, ângulos, alguma álgebra, as leis de Newton, a matemática colocou a plateia não na primeira classe, mas em primeira classe.

Neste dia 7 de dezembro de 2023, a matemática pura e a aviação civil trabalharam em conjunto numa palestra única em Portugal e na Europa, com o objetivo de responder a questões únicas. Este evento realizou-se no Colégio de Camões, perante mais de 120 alunos de 10º e 11º anos e professores sob a orientação do Prof. Hélder Martins.

Para responder a questões científicas e matemáticas tivemos 2 doutorados, Prof. Dr. Carlos Marinho, o professor com mais palestras realizadas nos últimos anos em Portugal e o Prof. Dr. Alexandre Trocado, docente do ensino secundário do Colégio de Camões.
Nas questões sobre aviação teremos 2 comandantes/pilotos de aviação civil. Carlos Ligeiro, um experiente comandante de uma companhia líder com um excelente poder de comunicação e Rodrigo Azevedo, instrutor de voo com grande capacidade de interagir com o público responderam a tudo sobre o processo de voo.

A Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) foi fundada em 1944 através da Convenção de Chicago, com o objetivo de existir
cooperação entre os países, na eficácia da rede de trânsito e na indústria da aviação ao serviço da inovação e da humanidade. O Dia Internacional da Aviação Civil celebra-se, anualmente, a 7 de dezembro. O seu objetivo é salientar a importância da aviação internacional civil no desenvolvimento sustentável, económico e social dos Estados. Apenas em 1996, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou que 7 de dezembro seria o Dia Internacional da Aviação Civil.
A cada 5 anos, coincidindo com os aniversários da ICAO, o Conselho seleciona um tema para o aniversário internacional da Aviação Civil. Até 2023, o tema será “Advancing Innovation for Global Aviation Development”.
Para quem apanhou este voo de primeira classe…a aterragem foi feita em segurança.

Fim da Viagem!

Da esquerda para a direita: Hélder Martins, Alexandre Trocado, Carlos Marinho, Carlos Ligeiro e Rodrigo Azevedo