Euro sub-21: Portugal busca inédito título na final frente à Alemanha

Encontro decisivo está marcado para as 20 horas.

A euforia da vitória dos Sub-21 de Portugal.

A Rádio Matosinhos Online transmite em simultâneo com a Rádio Renascença, o relato integral e direto do jogo Alemanha x Portugal de preparação ao Europeu 2021- hoje a partir das 20h00

Com a moderação na RMO, do jornalista, José Campinho.…

 

A seleção portuguesa de futebol de sub-21 procura hoje conquistar um inédito título continental à oitava presença na 23.ª edição do Europeu da categoria, ao defrontar na final a bicampeã Alemanha, no Estádio Stozice, em Ljubljana.

Três dias após afastar a pentacampeã Espanha nas meias-finais (1-0), o conjunto de Rui Jorge encara a vencedora do torneio em 2009 e 2017 e vice-campeã em 1982 e 2019 às 21:00 (20:00 em Lisboa), em encontro com arbitragem do georgiano Giorgi Kruashvili.

Portugal vai disputar pela terceira ocasião a final do Europeu de sub-21, depois das derrotas em 1994 (0-1 com a pentacampeã Itália) e 2015 (3-4 nos penáltis diante da Suécia, após 0-0 no prolongamento), estando com os 23 atletas convocados aptos.

A equipa das “quinas” regressa à capital eslovena proveniente de Maribor, onde venceu o rival ibérico, com um percurso invicto e o melhor ataque do torneio, com 12 golos, para enfrentar outra seleção sem derrotas e com todos os cinco jogos realizados na Hungria.

Na primeira fase, disputada entre 24 e 31 de março, a equipa de Stefan Kuntz venceu os magiares (3-0) e empatou com Roménia (0-0) e Países Baixos (1-1), oponente que reencontrou nas ‘meias finais (2-1), após afastar a Dinamarca (6-5 nos penáltis, após 2-2).

Sem baixas à vista, a ‘”mannschaft” disputará a terceira final consecutiva e a quarta nas últimas sete edições, na tentativa de se destacar no último lugar do pódio de conquistas do Europeu de sub-21, que partilha com Inglaterra, Países Baixos e União Soviética.

A 23.ª edição do Campeonato da Europa de Sub-21 integra pela primeira vez 16 participantes e tem decorrido na Hungria e Eslovénia, num formato desfasado, devido ao adiamento para este ano do Euro2020, motivado pela pandemia de covid-19.

O árbitro georgiano Giorgi Kruashvili foi nomeado pela UEFA para dirigir a final do Eurpeu de sub-21, entre Portugal e Alemanha marcado para domingo.

O juiz, de 35 anos e internacional desde 2015, será assistido pelos compatriotas Levan Varamishvili e Zaza Pipia, enquanto o também georgiano Irakli Kvirikashvili assumirá as funções de quarto árbitro, numa prova sem recurso ao sistema de videoárbitro (VAR).

Kruashvili irá arbitrar o quarto jogo na fase final do Europeu de sub-21, depois do Inglaterra-Suíça (0-1) e do Espanha-República Checa (2-0), ambos da primeira fase, além do Espanha-Croácia (2-1, após prolongamento), dos quartos de final.

O georgiano dirigiu três jogos da Liga Europa esta época, incluindo a vitória do Sp. Braga no terreno dos ucranianos do Zorya (2-1), em outubro de 2020, da segunda jornada do Grupo G, naquele que foi o único duelo com equipas portuguesas que o árbitro apitou.