A Ação Social é uma das áreas que a política autárquica matosinhense privilegia, sem descurar as outras áreas de intervenção que o concelho requere.


A esta espécie de “prioridade” não será alheio o facto de a presidente da Câmara Luísa Salgueiro ser também presidente, fundadora e membro de várias Instituições Particulares de Solidariedade Social.


Isto para além de, enquanto deputada à Assembleia da República, ter sido vice-presidente do grupo parlamentar do PS para as áreas da Saúde e do Trabalho e da Segurança Social, integrando as respetivas comissões parlamentares.


Perceberemos a sua sensibilidade para as causas sociais se atentarmos no que disse, em intervenção emotiva, aquando da despedida do parlamento:


“Faltará certamente muito por fazer, mas saio hoje com a certeza de que a minha filha pré-adolescente conhecerá um mundo melhor do que eu conheci…”


Eram evidentes os sinais que dava sobre a política social que preconizava para Matosinhos…


E a presidente Luísa Salgueiro conta para a materializar com pessoas dispersas por vários serviços e nas várias Uniões das Freguesias que tudo fazem para concretizar este nobre desígnio.


Entre as pessoas que se empenham verdadeiramente nesta causa, destacamos hoje Marta Luísa da Costa Pereira Dias, tesoureira da União das Freguesias da Senhora da Hora e São Mamede Infesta e responsável pelo pelouro da Ação Social – cargo que acumula com o do Orçamento, Saúde e Atividades e eventos relacionados.


Marta Dias é assim, a lutar por valores como a solidariedade, amparo, proteção, auxílio, assistência como que o prolongamento de Luísa Salgueiro.


Dir-se-ia que, tal como quando se quer glorificar as boas ações de alguém se diz “é Deus no Céu e essa pessoa na Terra” poder-se-ia, também proclamar – exagerando – que, na área social é “Luísa na Câmara e Marta Luísa na União”.

Mas não são só estas, como já vimos, as funções que o presidente Leonardo Fernandes lhe atribuiu: as relacionadas com a Tesouraria e a Saúde são também tratadas por esta consagrada autarca com verdadeiro profissionalismo e apurado desempenho.


Acresce ainda o facto de Marta Luísa ser dotada de um espírito jovem, elevada capacidade comunicativa e incomparável afabilidade, irradiando contagiante simpatia para com quem com ela trabalha.


Reconfortante deve ser para a presidente Luísa e para o presidente Leonardo sentir nas suas equipas alguém de tão sublime carater e tão sãos princípios como os revelados por Marta Luísa Dias!


A Rádio Matosinhos Online saúda-as e promete continuar a divulgar o bem que os nossos órgãos autárquicos vão fazendo.


Parabéns doutora Marta Luísa!


A direção RMO