MATEMÁTICA NO DIA INTERNACIONAL DA AVIAÇÃO CIVIL – 7 de dezembro de 2022.

No Colégio de Camões, Porto.

O Dia Internacional da Aviação Civil foi comemorado no dia 7 de dezembro de 2022 através de uma palestra única em Portugal e na Europa. A matemática pura e a aviação civil uniram-se com o objetivo de responder a questões únicas. O evento didático e pedagógico, educativo e científico realizou-se pelas 10 horas da manhã, no Colégio de Camões, em Rio Tinto – Porto perante mais de 100 alunos de 12º ano e professores.

Para responder a questões científicas e matemáticas tivemos dois matemáticos, Professor Doutor Carlos Marinho e o Professor Doutor Alexandre Trocado. Falou-se do sistema cartesiano, de René Descartes, números complexos, histórias de aviação na segunda guerra mundial, muitas probabilidades, ângulos de Euler e afins. Nas dúvidas sobre aviação, estiveram presentes, um prestigiado comandante Gonçalo Bastos, piloto de aviação civil de longo curso e um futuro piloto Mickael Silva, aluno quase em conclusão do curso. As suas respostas às dúvidas levantadas foram um bálsamo para todos os que presenciaram a esta sessão. Se existir a falha de um motor, o que fazer? Por que razão os pilotos comem comidas diferentes na viagem? Por que razão escolheram esta profissão? Andar de avião é o transporte mais seguro do planeta? As pistas do Aeroporto Sá Carneiro têm os números 35 e 17. Porquê? Por causa da matemática. Presença também do diretor pedagógico Hélder Martins.

O objetivo do dia foi reconhecer a importância da aviação, especialmente as viagens aéreas internacionais, para o desenvolvimento social e económico. Nesta data, destaca-se o papel da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), fundada em 1944 através da Convenção de Chicago, na cooperação entre os países, na eficácia da rede de trânsito e na indústria da aviação ao serviço da inovação e da humanidade. O Dia Internacional da Aviação Civil celebra-se, anualmente, a 7 de dezembro. O seu objetivo é salientar a importância da aviação internacional civil no desenvolvimento sustentável, económico e social dos Estados. Apenas em 1996, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou que 7 de dezembro seria o Dia Internacional da Aviação Civil.

A cada 5 anos, coincidindo com os aniversários da ICAO, o Conselho seleciona um tema para o aniversário internacional da Aviação Civil. Até 2023, o tema será “Advancing Innovation for Global Aviation Development”.

O matemático francês Jean Pierre Serre dizia que “quanto ao lugar da matemática em relação a outras ciências, a matemática pode ser vista como um grande armazém cheio de prateleiras. Os matemáticos colocam as coisas nas prateleiras e garantem que elas são verdadeiras. Eles também explicam como usá-las e como reconstruí-las. As outras ciências chegam e usam-nas em proveito próprio, os matemáticos não estão preocupados com o que elas fazem com o que tiraram.”

Como diria Luís Vaz de Camões, o mais importante e carismático poeta luso “cantarei por toda a parte se a tanto me ajudar engenho e arte”. Foi uma manhã magnífica, com gente extraordinária onde a viagem foi toda conduzida pela alma mater das ciências: a matemática. Caso para dizer que foi uma viagem em primeira classe.

RMO