A matemática á a base de tudo o que nos rodeia. Tudo se movimenta, orienta, guia através desta ciência mágica e invisível. O Professor Doutor Carlos Marinho, da SPDMov e Doutorado pela Universidade de Vigo, um dos grandes embaixadores do momento pela promoção da matemática em Portugal, deslocou-se a Vila Real de Trás-os-Montes, à freguesia de Mouçós, ao magnífico Centro Escolar Abade de Mouçós, onde estiveram presentes cerca de 200 pessoas: alunos do 1º ciclo, professores, auxiliares. Nesta sessão estiveram também presentes o Dr. Hélder Afonso, Presidente da União de Freguesias de Mouçós e a coordenadora do Centro Professora Eulália Afonso, responsáveis pelo convite. Uma plateia ao rubro, entusiasta que encheu por completo o espaço, com alunos a partir dos 5 anos de idade.

A palestra teve diversos truques, magias e, a explicação para que serve a matemática, que por mais invisível que seja aos nossos olhos, tem uma importância vital para todos nós. Imagine agora um matemático que descobre tudo o que estamos a pensar. Nesta palestra as ferramentas são bolas de malabarismo, cadeados, cliques, notas, cartas, bolas de ping-pong, secadores, folhas de papel, copos, tudo serve para explicar a maior instrumento da história da ciência de uma forma divertida (ver foto em cima).

Estas palestras seguem um pouco o pensamento de Walt Disney que referia “prefiro divertir as pessoas na esperança de que aprendam, do que ensiná-las na esperança que se divirtam.

RMO